KUZOLA?

UM PROJETO CRIADO ENTRE FRANÇA, BRASIL E ANGOLA

KUZOLA é a história duma cantora que nasceu em Angola, mora em França há mais de 20 anos e que tem os ritmos e as percussões brasileiras como influências principais em sua música. É a história dum novo álbum com um repertório criado à partir de viagens feitos em três países e dum filme documentário realizado à partir dos momentos fortes duma grande aventura humana e musical. Viajar. Descobrir. Renovar-se. Inspirar-se de novas influências e criar encontrando artistas locais em França, no Brasil e na Angola. Assim resumase o novo projeto artístico de Lúcia Carvalho.

Em kimbundu, língua regional da Angola falada pela mãe da Lúcia, KUZOLA significa AMAR. Porquê então este título? Porque o amor é para ela essa energia que permite construir e criar tudo em harmonia. É essa ligação que permite ser profundamente enraizada com si mesmo, dando sempre vontade de ir além dos seus próprios limites para construir pontes entre pessoas,

países e culturas.

 O ALBUM

Depois dum primeiro EP (Extended Play) lançado em França em 2011 com o selo musical « Músicas do Mundo Ouajasav Procutions », Lúcia Carvalho regressa com seu novo projeto : Kuzola. É a história dum álbum com um novo repertório criado através de viagens realizadas entre a

França, o Brasil e a Angola, durante o ano 2015.


A aventura começou em setembro de 2014. A vontade de partir para o  desconhecido era muito forte. A necessidade de recuperar para renovarse também.

Questionando várias vezes a diversidade e mestiçagem na sua música, era o momento certo para a Lúcia de reencontrar suas origens angolanas e renascer como uma artista, uma mulher uma cidadã do mundo.

O album Kuzola foi criado passo à passo à través dos 3 continentes. Contando com a colaboração de uns 30 músicos, a obra de 13 faixas deu luz em outubro de 2016. Em Portugal, "Kuzola" é produzido e distribuído pela Xiuu Records.

 

Ver as fotos :

 

KUZOLA NO BRASIL

 

KUZOLA NA FRANÇA

 

KUZOLA EM ANGOLA

A LABEL XIUU RECORDS

Lúcia de Carvalho toca triângulo dourado vindo das suas origens mestiçadas : a Angola, a sua terra de origem, o Brasil, música de paixão, e a França com sons mais modernos. Cantora, bailarina e percussionista, ela apresenta-nos uma música livre e viajadora, misturando com audácia ritmos do mundo e músicas modernas. Tanto impregnada das lembranças da infância, tanto representando uma mulher com pugno erguido, Lúcia de Carvalho vive cada concerto como um encontro, uma razão que a vida cria para reunir e partilhar.

O espetáculo ao vivo foi montado à partir de dois concertos experimentais realizados na região de Estrasburgo : a primeira na sala « L’Illiade » e a segunda na « Salle du Préo ».

Desde então multiplicam-se os concertos. Seja em duo voz/violão seja em quartett acompanhada por bateria, voz, violão e violoncelo, a cantora vai conquistando um publico cada vez maior. Em destaque o show realisado no Carnaval Oficial de Recife (BR) em 2015, a turnê nas Alianças Francesas de Angola em 2016 e a primeira parte dos Resistência no Bataclan (Paris) em janeiro 2017.

 

 

 

VER O TRAILER

 

PROMOCAO NA TV ANGOLANA 

 

O FILME

Hugo Bachelet, cinegrafista e realizador na empresa parisiense «Couac Productions », acompanhou a Lúcia ao longo das suas viagens, para captar e colocar em imagem este regresso às origens que faz reviver a criatividade e traz um ar libertador à sua busca de identidade harmoniosa.

O filme-documentário conta a historia de uma aventura pessoal,  uma forma de peregrinção para a Lúcia de Carvalho, à busca da sua propria essência.

«Kuzola, Canto das Raizes » apresenta assim um percurso tocante e comovente de bom humor que nos leva para além das nossas proprias fronteiras, percorrendo o mundo à busca da nossa identidade, tendo a musica como passaporte universal para acalentar os corações.

VER O TRAILER DO FILME

VER O VIDEOCLIP

PAGINA FACEBOOK

COUAC PRODUCTIONS

  • Wix Facebook page
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • SoundCloud Social Icon